sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Trabalho de aula: Experiência para um Anuário

Para este trabalhado, foquei-me essencialmente nos recursos que tiravam partido do texto e seu formato.

Em breve publicarei mais um trabalho efetuado nesta mesma aula (porém está incompleto) onde dou primazia ao símbolos já existentes no Illustrator (bem como a criação de novos) e a personalização de letras, criando um novo tipo de letra único.  


Leia mais...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Illustrator - Experiências de Cartoon na Tshirt

Na aula de segunda feira (24-02-2014) estivemos fazer experiências no Illustrator que consistiam em desenhar um cartoon e pô-lo num template de uma t-shirt.

O resultado final do trabalho de aula não foi de todo do meu agrado, pelo que, em casa, resolvi fazer novas experiências. Como tinha mais tempo, desenhei primeiro o cartoon à mão e posteriormente, no Illustrator, vectorizei o desenho e colori-o, pondo depois na t-shirt.
Abaixo ficam duas variações:


Leia mais...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Projeto de Fotografia: A decadência e a degradação do ser

Tal como já referimos no conceito, pretendíamos transmitir uma expressão de violência, agonia, loucura, solidão, ... Para isso, inspirámo-nos tanto nas obras de Alfred Stieglitz como de Man Ray.
Como já tínhamos algumas fotografias da casa abandonada que iríamos utilizar como cenário, começamos a pensar em possíveis posições e esquemas que viriam a facilitar e a acelerar o processo durante a execução das fotografias:


Após os esquemas, distribuímos as tarefas que cada um teria durante o decorrer do trabalho:
Maria Vieira - Técnico de luz
Inês Lalanda - Maquilhagem; fotografias do backstage
Mariana Ponte - Fotografa 
Rodrigo Soares - Modelo


Depois de tirarmos todas as fotografias que achávamos suficientes, reunimo-nos e escolhemos as fotografias que tinham saído melhor, excluindo as desfocadas, com brancos rebentados, em que a composição não tinha sido a mais favorecedora do tema que queríamos transmitir. Ficamos assim com as seguintes:









  De todas estas, reduzimos as fotografias para as 4 finais:






MAKING OF:




Leia mais...

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Conceito - trabalho de Fotografia

Quando nos foi proposto este trabalho, uma das primeiras ideias que tivemos foi a de criar uma fotografia em que o cenário fosse no Matadouro de Santa Clara, devido ao seu aspeto de degradação. Nessa altura, porém, não tínhamos uma ideia concreta.
A partir disso, surgiu-nos várias ideias, entre elas:
  • Transmitir uma expressão de violência, agonia, loucura (esta ideia poderia ser executada, por exemplo, nos corredores vazios da nossa escola, pois poderiam assemelhar-se a um hospital psiquiátrico. Dentro desta ideia, pensamos também em fazer uma recriação da obra Mulher-cão da artista Paula Rego.
  •  Representar um estereótipo – drogas, homossexuais. Neste contexto, não queríamos apresentar um estereótipo como é visto pela sociedade, porque esta ideia já foi muito vista. A nossa conceção seria assim completamente o oposto: apresentar a sociedade como seria vista pelo estereótipo escolhido.
  • Apresentar um paradoxo entre idades contrastantes: jovem/adulto a fazer coisas que não seriam esperadas na sua idade.


Entre todas estas opções, optamos pela primeira. No entanto, tivemos que remodelar a ideia uma vez depois de ir ver o local, este encontrava-se em obras. Tivemos de pensar num sítio alternativo. Encontramos uma casa abandonada que tinha o aspeto pretendido.



Com o cenário já definido, começamos a ter ideias/pesquisar expressões faciais e corporais que transmitissem a ideia pretendida: loucura, agonia, depressão, violência, degradação espiritual,...






lost man by jos al creepy mask lost man by& wallpaper


Leia mais...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Happening

O happening é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaneidade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação.

O primeiro happening da história das artes ocorreu em 1952, nos EUA, no Black Mountain College, realizado pelo músico experimental John Cage. Dentre as realizações de Kaprow, destacam-se Environment, em 1960, An Apple Shrine, em 1960, e Chicken, apresentado em 1962. Os principais artistas norte-americanos são Jim Dine, Claes Oldenburg, Rauschenberg e Roy Lichtenstein.

O termo happening, como categoria artística, foi utilizado pela primeira vez pelo artista Allan Kaprow, em 1959. Como evento artístico, acontecia em ambientes diversos, geralmente fora de museus e galerias, nunca preparados previamente para esse fim.

video 1 - A New Bedford "Happening" - - Primeiro Happening, John Cage



Webgrafia:
Leia mais...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

John Baldessari


Desde meados dos anos 50, que o artista John Baldessari funde fotografia, montagem, pintura e texto para criar composições complexas que exploram as interpretações multifacetadas da iconografia cultural.

















Leia mais...

Alfred Stieglitz


Alfred Stieglitz era um fotógrafo americano e amante da arte moderna que ao longo de 50 anos de carreira promoveu a fotografia como arte.  Além de seu trabalho, Stieglitz é conhecido pelas inúmeras exposições que curou na primeira metade do século XX, onde ele apresentou ao público americano muitos artistas da vanguarda européia.

Algumas das suas fotografias:












Alguns vídeos em que se pode ver o seu processo de trabalho:




video 2: obras de Stieglitz

Leia mais...