segunda-feira, 12 de maio de 2014

domingo, 11 de maio de 2014

Documentário - Guião

A música é uma das artes mais conceituadas e admiradas no Mundo, podendo mesmo dizer-se que é, até, divinizada.
Consequentemente não é o mundo mais fácil de alcançar o sucesso e é necessário ter talento.
Assim sendo, ao longo do documentário que apresentaremos, iremos acompanhar uma jovem estudante com um talento já comprovado, e com um sonho que, sem margem para dúvidas, a ultrapassa em objetivos.
Sara Cruz tem 19 anos e está a terminar o Ensino Secundário mas, em simultâneo, tem vindo a construir uma carreira musical bastante sólida. 
Ao longo do seu visionamento, iremos acompanhar a rotina diária desta jovem que tenta seguir este sonho não muito fácil de alcançar prosseguindo, durante a sua luta, os estudos. 
Iremos assistir às várias fases de procedimento desta jovem, do ponto de vista artístico: os seus ensaios, processo criativo, concertos, entre outras.
Ao longo da sua conceptualização, aproveitou-se para conhecer as suas reflexões, questioná-la acerca das suas opções e anseios, formular opiniões pessoais sobre outros artistas da actualidade e/ou de sua preferência. 
Contudo, e aproveitando o facto de a música ser considerada uma das sete maiores artes da vida do Homem, iremos dar o nosso melhor para que este documentário, também, se torne interessante e, por sua consequência, próximo daquilo que definimos como artístico.
Não vamos fazer muitas perguntas, mas sim, ouvir as suas reflexões em diversos momentos, quer em atividades do dia-a-dia, quer a ensaiar e a compor, como também antes e depois das actuações.
Algumas das questões:
Leia mais...

João Onofre


João Onofre é um artista português que desenvolve trabalhos na área do vídeo, da fotografia e do desenho.




Leia mais...

Marina Abramovic


Marina Abramovic é uma artista performativa que iniciou sua carreira no início dos anos 70 e manteve-se em atividade desde então. O seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.





Webgrafia:

Leia mais...

Paul McCarthy


Paul McCarthy é um artística contemporâneo que vive e trabalha em Los Angeles.
As performances gravadas em vídeo de Paul McCarthy e as suas provocantes instalações de multimédia têm como objetivo satirizar a sociedade, ridicularizar a autoridade e bombardear o espectador com uma sobrecarga sensorial e imagens violentas.
Leia mais...

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dan Graham


Dan Graham é um artista americano que vive e trabalha em Nova Iorque. Na maior parte dos seus trabalhos, utiliza a fotografia e o video.








Leia mais...

Nam June Paik

Nam June Paik é um artista coreano reconhecido como sendo o ''pai'' da video-arte. Associou-se ao movimento neo-dadaísta que na altura era conhecido por Fluxus. Esse movimento unia a um concerto dito tradicional, o som de objetos e elementos que não instrumentos musicais. Realizou diversos trabalhos que iam desde performances musicais a programas televisivos.







Leia mais...

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Douglas Gordon


Douglas Gordon é um artista escocês que vive e trabalha na Alemanha. Ganhou o Prémio Turner em 1996.
Grande parte do seu trabalho é interpretado como sendo sobre a memória. Ele utiliza materiais do dia-a-dia e também cria vídeos baseados no desempenho. Os seus trabalhos derrubam os usos tradicionais de vídeo, jogando com elementos de tempo e empregando vários monitores. 

ALGUNS DOS VIDEOS DE DOUGLAS GORDON:






Leia mais...

sexta-feira, 28 de março de 2014

Reestruturação do site da ESAQ - Proposta 1

fig 1 - Aspecto geral da página


Exemplificação de como os menus irão funcionar e como aparecerão os sub-menus bem como as páginas

Estudos e experiências:









Aspecto final da minha proposta

Leia mais...

segunda-feira, 10 de março de 2014

Reestruturação do Site da ESAQ

Hoje (10-03-2014) a professora informou-nos do próximo trabalho a executar, tendo por base os conhecimentos já adquiridos até ao momento no Illustrator. Este trabalho consistia na restruturação do site da nossa escola, Escola Secundária Antero de Quental. Teremos total liberdade criativa, tendo, no entanto, de cumprir três objetivos. Deverá ser:

  • Atual
  • Moderno
  • Artístico
Abaixo encontra-se um briefing com a informação mais detalhada transmitida pela docente, bem como certos tópicos de poderão/verão ser focados e trabalhados com especial atenção para o banner.


Como primeira fase, decidi consultar alguns sites atuais de modo a ter uma ideia do que poderei fazer. Aqui ficam alguns dos que consultei:

Leia mais...

domingo, 2 de março de 2014

Experiências fora de aula no Illustrator

Esta foi a minha primeira experiência no Illustrator utilizando o Efeito 3D (Revolução). Abaixo ficam uma série de vídeos que encontrei e pelos quais me guiei.



VIDEOS





video 4: Adobe Illustrator - how to make 3D looking ball using REVOLVE effect

Outras aplicações onde se pode utilizar o Efeito 3D ( Revolução) : 


Leia mais...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Trabalho de aula: Experiência para um Anuário

Para este trabalhado, foquei-me essencialmente nos recursos que tiravam partido do texto e seu formato.

Em breve publicarei mais um trabalho efetuado nesta mesma aula (porém está incompleto) onde dou primazia ao símbolos já existentes no Illustrator (bem como a criação de novos) e a personalização de letras, criando um novo tipo de letra único.  


Leia mais...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Illustrator - Experiências de Cartoon na Tshirt

Na aula de segunda feira (24-02-2014) estivemos fazer experiências no Illustrator que consistiam em desenhar um cartoon e pô-lo num template de uma t-shirt.

O resultado final do trabalho de aula não foi de todo do meu agrado, pelo que, em casa, resolvi fazer novas experiências. Como tinha mais tempo, desenhei primeiro o cartoon à mão e posteriormente, no Illustrator, vectorizei o desenho e colori-o, pondo depois na t-shirt.
Abaixo ficam duas variações:


Leia mais...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Projeto de Fotografia: A decadência e a degradação do ser

Tal como já referimos no conceito, pretendíamos transmitir uma expressão de violência, agonia, loucura, solidão, ... Para isso, inspirámo-nos tanto nas obras de Alfred Stieglitz como de Man Ray.
Como já tínhamos algumas fotografias da casa abandonada que iríamos utilizar como cenário, começamos a pensar em possíveis posições e esquemas que viriam a facilitar e a acelerar o processo durante a execução das fotografias:


Após os esquemas, distribuímos as tarefas que cada um teria durante o decorrer do trabalho:
Maria Vieira - Técnico de luz
Inês Lalanda - Maquilhagem; fotografias do backstage
Mariana Ponte - Fotografa 
Rodrigo Soares - Modelo


Depois de tirarmos todas as fotografias que achávamos suficientes, reunimo-nos e escolhemos as fotografias que tinham saído melhor, excluindo as desfocadas, com brancos rebentados, em que a composição não tinha sido a mais favorecedora do tema que queríamos transmitir. Ficamos assim com as seguintes:









  De todas estas, reduzimos as fotografias para as 4 finais:






MAKING OF:




Leia mais...

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Conceito - trabalho de Fotografia

Quando nos foi proposto este trabalho, uma das primeiras ideias que tivemos foi a de criar uma fotografia em que o cenário fosse no Matadouro de Santa Clara, devido ao seu aspeto de degradação. Nessa altura, porém, não tínhamos uma ideia concreta.
A partir disso, surgiu-nos várias ideias, entre elas:
  • Transmitir uma expressão de violência, agonia, loucura (esta ideia poderia ser executada, por exemplo, nos corredores vazios da nossa escola, pois poderiam assemelhar-se a um hospital psiquiátrico. Dentro desta ideia, pensamos também em fazer uma recriação da obra Mulher-cão da artista Paula Rego.
  •  Representar um estereótipo – drogas, homossexuais. Neste contexto, não queríamos apresentar um estereótipo como é visto pela sociedade, porque esta ideia já foi muito vista. A nossa conceção seria assim completamente o oposto: apresentar a sociedade como seria vista pelo estereótipo escolhido.
  • Apresentar um paradoxo entre idades contrastantes: jovem/adulto a fazer coisas que não seriam esperadas na sua idade.


Entre todas estas opções, optamos pela primeira. No entanto, tivemos que remodelar a ideia uma vez depois de ir ver o local, este encontrava-se em obras. Tivemos de pensar num sítio alternativo. Encontramos uma casa abandonada que tinha o aspeto pretendido.



Com o cenário já definido, começamos a ter ideias/pesquisar expressões faciais e corporais que transmitissem a ideia pretendida: loucura, agonia, depressão, violência, degradação espiritual,...






lost man by jos al creepy mask lost man by& wallpaper


Leia mais...